terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Batalha ganha

Lembram da colmeia abandonada?! Pois bem, foi finalmente ocupada:


De início achei que as abelhas eram as Guiruçu e depois "pensei" ter descoberto ser a Manduri (lembram?!), mas agora, devido ao grande tubo de entrada, pelo visto não é nem uma nem outra...
Pior que estou confuso agora, não sei se é a Canudo ou a Tubiba.
Vasculhando a árvore, vejo que havia muitas formigas carpinteiras e abelhas mortas no chão. Deve ter sido uma batalha feroz pelo oco da árvore! Vitória das abelhas!
Percebi também que elas estavam enxameando, pois havia uma nuvem de abelhas lá no alto. Foi quando descobri um outro ninho na mesma árvore, a uns 2 m acima deste com várias abelhas pousadas ao redor da entrada.
Vistoriando um pouco mais a árvore encontro um outro furo, na altura do meu joelho, que as abelhas vedaram com cera. Tinha apenas uma abelha trabalhando na vedação. Com isso, devo concluir que este furo vedado deve fazer parte do ninho da foto e sendo assim a colmeia deve ser ENORME, pois este tubo de entrada está a uns 3 m de distância do furo vedado. (vai ver por isso elas acabaram não se instalando na minha isca PET que deixei logo abaixo deste tubo de entrada, entre o furo e o tubo. A isca devia ser muito pequena para elas)

Um comentário: