domingo, 16 de novembro de 2014

Concluído!

Esta quinta-feira concluí o curso de meliponicultura oferecido pelo sindicato rural da região e ministrado pelo Senar!
Foi excelente: Muitas coisas aprendidas e cruciais para um bom desenvolvimento da atividade!
Postarei o conteúdo do curso esporadicamente para tentar compartilhar o conhecimento adquirido, mas é claro que isto não substituirá um curso propriamente dito, uma vez que as atividades presenciais são indispensáveis para o crescimento pessoal e uma melhor absorção da matéria dada.

Ao longo do curso aconteceu um pequeno incidente: houve um temporal que derrubou duas árvores aqui do vizinho derrubando seu muro. Ao conversar com o caseiro pelo muro quebrado, descubro que no tronco caído tinha uma colmeia de abelha sem ferrão. Peguei uma abelha e levei ao curso para saber qual a espécie... era a Manduri! (descobri então que a abelha que eu achava ser a Guiruçu na verdade é a Manduri)


Pedi ao caseiro então que, quando o rapaz que iria retirar estas árvores fosse lá, para que cortasse o tronco num lugar específico para poder resgatar as abelhas. Como estava em curso não poderia acompanhá-los. Eis que no dia seguinte, quando fui efetuar o resgate, por minha surpresa e tristeza, o ninho não estava lá e sim apenas os potes de mel! Não havia nem sinal dos discos de cria! O caseiro disse que o rapaz tinha encontrado apenas formigas... o que duvido muito. Só pela história, acredito que o sem vergonha do rapaz que tirou as árvores levou o enxame junto com a rainha e seus discos de cria... Espero pelo menos que elas estejam a salvo!!
E eu pensando que já iria concluir o curso com uma caixa de Manduri para preservá-las e por em prática tudo que aprendi, uma vez que o caseiro disse não ter interesse em ficar com as abelhas!
Tratei então de recolher os potes de mel, extraí o mel dos potes fechados e purifiquei a cera para aproveitá-la em futuras caixas iscas... Havia polem tbm, mas como ficou aberto durante um dia inteiro, já tinha ovos de forídeos, o que impediu de eu aproveitá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário