sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Curso: Frieseomelitta varia (Marmelada; moça-branca)

Esta abelha é extremamente rústica e se adapta facilmente em condições climáticas e ambientais extremas. Possui os favos em formato de cacho, o que pode dificultar o seu manejo, mas compensa isto em sua rusticidade, de forma que alguns problemas como vazamento de alimento ou morte de parte da cria durante o manejo não são problemas tão grandes.
Apesar do mel desta abelha não ser tão apreciado quanto das outras espécies, principalmente por sua alta viscosidade, esta abelha coleta grandes quantidades de pólen (que é armazenado de forma "seca" e aparentemente não fermenta, diferente de outras espécies de abelhas sem ferrão). Este pólen ainda não foi utilizado, mas se apresenta como um futuro potencial de exploração. Porém as resinas coletadas por elas exibem um odor característico muito agradável, lembrando muitas vezes baunilha, representando então um potencial maior ainda na exploração da própolis, uma vez que coleta ativamente este recurso.


Geralmente a cria pode ficar presa na tampa da caixa, as vezes promovendo condições para uma multiplicação através da troca de tampas entre esta e uma nova caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário