quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Curso: Melipona quadrifasciata (Mandaçaia)

A mandaçaia é uma das abelhas mais estudadas e conhecidas dentre as Meliponas. Seu nome popular é mandaçaia. Possuem 4 listras amarelas transversais no abdômen, daí o nome da espécie, "quadrifasciata" (4 faixas). Existem 2 sub-espécies da M. quadrifasciata, a Melipona quadrifasciata anthidioides (Mqa) e a Melipona quadrifasciata quadrifasciata (Mqq). A principal diferença morfológica entre elas está nas faixas amarelas abdominais. Na Mqq elas são contínuas, e vão de um lado ao outro do abdômen, enquanto que nas Mqa as faixas sofrem uma interrupção na parte central do abdômen, formando assim duas bandas de faixas. A distribuição das duas sub-espécies é diferente uma da outra. Existem áreas em que ambas ocorrem naturalmente, onde foram observados casos de hibridação (cruzamento) entre elas.

As operárias de mandaçaia possuem cerca de 1,1 cm, podendo variar bastante. São abelhas de cor preta, com as distintas listras amarelas no abdômen. A entrada do ninho é geralmente feita de barro que forma estrias concêntricas a um orifício por onde passa uma única abelhas. Uma operária, chamada de guarda, se posiciona neste orifício com a função de defender a colônia. Não possuem colônias muito populosas. Alguns autores estimam de 300 a 400 indivíduos, mas além disso variar muito entre as colônias, este número ainda não é muito conhecido. Têm portanto favos relativamente pequenos e em menos numero quando comparados com Melílponas mais populosas.

As mandaçaias coletam muito batume (mistura de barro com resinas) utilizadas na vedação de frestas da caixas. Este batume é bastante utilizado por meliponicultores na produção de soluções propolíticas para impermeabilização de caixas. Em algumas situações específicas as mandaçaias podem coletar fezes de vertebrados para finalidade de vedação. Deve-se atentar a este comportamento anti-higiênico desta espécie, principalmente quando se visa a produção de mel. Porém nada foi comprovado com relação à contaminação do mel desta espécie. Para evitar este comportamento é recomendável manteer poças com barro (principalmente argila de formigueiro - fonte Sr. Carlos Chagas, comunicação pessoal) em épocas muito secas.

As M. quadrifasciatas possuem um mel bastante saboroso e apreciado, geralmente de cor bem clara. Produzem em média 2,0 L por ano, podendo chegar a 5,0 L dependendo das colônias e da florada. Além de ter um mel bastante procurado e apreciado, as M. quadrifasciata já foram testadas como polinizadoras de tomates em estufas, aumentando significativamente a produção e qualidade dos frutos.

Melgueira cheia de mel (esquerda). Favos de mandaçaia (acima), onde é possível distinguir os favos velhos (anel de células maior) dos mais novos (com células em construção). Entrada do ninho (direita). Rainha e operária (abaixo).
Operária de mandaçaia trabalhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário