sábado, 20 de dezembro de 2014

Curso: Aquecedores de baixo custo para meliponicultura

As abelhas gastam energia, tempo e recursos no processo de manutenção de uma temperatura adequada para a realização das atividades internas e para o desenvolvimento da cria. Além disso, em condições de e extremo frio, as colônias passam por situações críticas que podem culminar na morte da colônia. Portanto, promover o aquecimento artificial das colônias durante o inverno pode melhorar o desempenho (aumento da produção de cria, menor consumo de mel), bem como evitar perdas de colônia.

Apesar da grande variedade encontrada, estima-se que uma variação entre 28 e 32°C seja ideal para o desenvolvimento da maioria das espécies. Deve-se atentar ao superaquecimento das caixas, uma vez que este fenômeno pode prejudicar a colônias de maneira mais drástica do que o resfriamento. Portanto, mesmo em regiões muito frias e durante o inverno, recomenda-se a utilização do aquecedor somente em horários que a temperatura esteja abaixo dos 20ºC.

O modelo de aquecedor apresentado abaixo foi desenvolvido por Cristiano Menezes e Ayrton Vollet Neto. É uma alternativa aos aquecedores para abelhas nativas já apresentados na literatura, principalmente por apresentar um custo de montagem, manutenção e consumo baixos. Além disso, pode ser utilizado em qualquer tipo de caixa.

O sistema é constituído de uma caixa de isopor retangular (12x15x7cm), encontrada facilmente em casas de embalagens, sem a tampa, ou seja, com o lado de cima aberto. Com o auxílio de fita adesiva, toda a parte interna fica forrada com papel alumínio. Em um dos lados de 12cm dois furos permitem a passagem dos fios que irão se conectar ao soquete de cerâmica, onde lâmpadas vermelhas de 7 Watts são plugadas. Um pequeno pedaço de isopor serve como apoio para o soquete, de forma a manter a lâmpada numa altura média na caixa de isopor. O comprimento do fio varia de 30cm até 3 metros de acordo com a disponibilidade de tomadas.

A rede elétrica que alimenta os aquecedores pode ser ligada a um termostato de maneira que este pode ser programado para ligar a corrente quando a temperatura ambiente diminuir abaixo de 19ºC e cortar a corrente quando a temperatura ambiente ultrapassa os 20ºC. Outra opção é o uso de temporizadores, que controlam o tempo em que a rede é ligada, mantendo os aquecedores ligados apenas durante a noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário