quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Curso: Inimigos naturais

Forídeos

Os forídeos são insetos que pertencem a ordem dos dípteros (popularmente conhecidos como moscas e mosquitos). Existem aproximadamente 3000 espécies de forídeos e muitas delas são parasitas de colônias de formigas e abelhas. Existem quatro gêneros que são um dos principais inimigos das abelhas que são: Pseudohypocera, Aphiochaeta, Melittophora e Melanoncha. Quando adultos não fazem mal a colônia, porém suas larvas parasitam principalmente os potes de pólen e as células de cria. Eles atacam as colônias quando estão fracas, ou com potes de alimento rompidos ou células de cria amassadas. Entram na colônia por frestas, principalmente na tampa, ou no momento em que permanecem abertas para manejo. Deve-se ter especial atenção após uma divisão de colônia, pois é um momento bastante delicado para as abelhas e se forem atacadas por forídeos a colônia pode não resistir. Uma maneira simples e eficiente de combater esses parasitas é através da armadilha para forídeos que nada mais é que um pequeno recipiente contendo vinagre no interior. O recipiente deve ser tampado e possuir um pequeno orifício para que os forídeos entrem. Esse tipo de armadilha somente com vinagre é bastante eficiente, porém algumas pessoas dissolvem um pouco de pólen junto, ou até mesmo folhas de espécies vegetais que possuem alcalóides ou outros produtos tóxicos. É conveniente espalhar armadilhas no meliponário, não apenas no interior da colônia. Essas armadilhas externas podem ser confeccionadas com garrafas de refrigerante com vinagre no interior e alguns furos na região superior.

Espécie de forídeo encontrado que parasita algumas espécies de abelhas sem ferrão
Ele deposita seus ovos nos potes de alimento ou mesmo nas células de cria, onde suas larvas vão se alimentar de mel, pólen e de larvas e pupas.
Pilhagem

Outras abelhas podem roubar recursos das abelhas sem ferrão. As abelhas melíferas (Apis melifera), quando atraídas, na maioria das vezes, pelo cheiro da alimentação artificial, podem entrar e saquear colônias, assim como a abelha sem ferrão Irapuá (Trigona spinipes) que não é criada racionalmente. Existe ainda uma espécie de abelha sem ferrão especializada em roubar recursos, a Lestrimelitta limao (nome vem do cheiro de limão que ela possui), conhecida popularmente como Iratim. Esta abelha só saqueia outras espécies, tendo como principais alvos a Jataí, Iraí e Mirim, no estado de São Paulo.

Lestrimelitta limao (Iratim). Elas tomam conta da entrada da colônia saqueada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário