sábado, 13 de dezembro de 2014

Curso: Cerume

É frequente ter colônias que morrem no seu meliponário, deixando para trás recursos valiosos. Um dos mais importantes é o cerume, uma vez que as operárias gastam energia tanto para produzir cera quanto para forragear resinas. Este recurso é especialmente imporante para colônias recém fundadas, já que as mais velhas sempre já possuem um estoque adequado deste recurso.

Dessa forma, é interessante oferecer este recurso para novas divisões, adiantando muito o estabelecimento das colônias. Para isto, usamos uma mistura de cera de abelha melifera (Apis) com cerume de abelhas sem ferrão (de preferência utilizar da espécie que for fornecer futuramente um pouco de óleo vegetal, na proporção de 10:10:1, respectivamente, e colocar sobre aquecimento durante 5 minutos em fogo médio. O cerume pode ser coletado de colônia matrizes fortes, que o tenham em abundância, ou reaproveitar o cerume de colônias mortas, mesmo que existam parasitas, já que o aquecimento vai cuidar de eliminar qualquer contaminação.

Placas de cerume

A mistura (no estado líquido depois do aquecimento) é então despejada sobre uma superfície limpa, lisa e fria, de preferência uma pedra. Esta superfície deve ser untada (pincelada) com óleo vegetal, para descolar, depois do resfriamento, as placas de cera prontas. Elas podem ser cortadas em pequenos pedaços quadrados, com cerca de metade do tamanho do favo da espécie que vai ser oferecida.

Placas de cera oferecidas para as abelhas. Note que as placas são "roídas" pelas operárias e utilizadas nas estruturas do ninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário