domingo, 21 de dezembro de 2014

Curso: Sugadores de abelhas

O sugador de abelhas é uma das ferramentas mais importantes para a meliponicultura. Sua principal utilização é durante as transferências e divisões de colônias. É usado para capturar os indivíduos da colônia, especialmente as operárias jovens que têm pouca capacidade de coar e, geralmente, ficam perdidas nessas ocasiões. Depois de capturadas elas devem ser devolvidas à nova colmeia. O sugador também é muito útil quando é preciso coletar indivíduos específicos dentro das colônias, como rainhas virgens, machos, abelhas marcadas, etc.

Existem dois modelos simples de sugadores, ambos baseados na sucção pela boca do meliponicultor. O modelo mais antigo e tradicionalmente  usado é feito com dois tubos ligados paralelamente na tampa de um pote, sendo um dos tubos tampado com uma tela para impedir a passagem das abelhas para a boca da pessoa. O outro tubo é aberto e é por ele que as abelhas são sugadas para dentro do pote. Para devolver as abelhas, basta abrir o pote e despejá-las dentro da colônia.


O segundo modelo, derivado deste primeiro, é feito com tubos de diferentes diâmetros formando um tipo de funil. Na última conexão entre os tubos, antes de chegar à boca da pessoa, há uma tela que impede a passagem das abelhas. As abelhas são sugadas pela ponta mais fina do tubo e ficam presas na parte mais larga. Este último modelo tem uma vantagem para devolver as abelhas, pois basta soprar o tubo e elas saem por onde entraram. Porém a capacidade de retenção de abelhas é menor, pois o acúmulo delas dificulta a passagem do ar.

Apesar de relativamente eficientes, fáceis de serem confeccionados e usados, os modelos de sugadores bucais têm dois problemas: o tempo que leva para sugar as abelhas e a ingestão de detritos provenientes da própria colônia ou do meio em que ela se encontra. Pensando nisso, algumas pessoas têm desenvolvido modelos de sugadores baseados na sucção por meio de uma bomba de ar, como por exemplo, uma bomba de encher colchão inflável.
Algumas pessoas usam motores de secador de cabelos, bombas de geladeira, aspiradores de pó, etc. Teoricamente, outros tipos de bombas podem funcionar, basta que haja um fluxo de ar contínuo.

Inicialmente ocorreram problemas com a abelha Jataí, por causa de seu pequeno tamanho e fragilidade. A sucção do equipamento era muito forte para elas e algumas operárias morriam ao serem sugadas. Esse problema pode ser resolvido com alguns pequenos furos na parte posterior, que permitem a diminuição na pressão da sucção e um pano que amortece o impacto. As outras espécies maiores não tiveram problemas, nenhuma abelhas morre, mesmo com a pressão alta. A vantagem dos buracos é que eles podem ser tampados com uma fita gomada ou mantidos abertos, assim a pressão pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a espécie que for trabalhar. Para despejar as abelhas, basta conectar o sugador na parte da bomba que sopra o ar e liberar as abelhas diretamente na caixa de destino final ou em outro compartimento (como um tubo com tela na ponte) para depois despejar na caixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário