terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mudança certeira!

Olá!
Estava sismado com minhas iscas PET, pois uma delas coloquei bem no lugar onde as Manduri estavam pleiteando um novo ninho e elas nem deram bola para minha garrafa. Ontem, então, comprei algumas conexões de mangueira em L... mas comprei uma menor do que aconselhavam em outros sites e blogs. Esta tinha 1 cm de furo aproximadamente.


Coloquei hoje pela manhã na PET que já estava instalada na árvore e agora a tarde já tinha Manduri entrando:



Engraçado que apenas coloquei o conector azul em L, retirei um pouco da cera que havia na tampa e passei na entrada da conexão! Só isso!
Pelo visto a configuração da entrada faz toda diferença! (Diferentemente do que nos disse o instrutor do curso de meliponicultura)
Agora vou acompanhar para ver se elas se adaptam e montam sua colônia na isca! :)
Só espero que elas não estejam apenas retirando material e sim nidificando!!
Percebi que tem alguns forídeos querendo entrar tbm... tomara que as Manduri ganhem esta disputa! Precisarei ficar atento.

4 comentários:

  1. Com certeza... vamos ver se esta torcida ajuda na captura! :D

    ResponderExcluir
  2. Daniel acho que oq vc esta dizendo faz sentido, onde eu morava coloquei minhas iscas onde tinhas muitas abelhas iguais a essa rodando e nada. Vou providenciar essas conexões de mangueira e fazer o teste na nova casa onde ja estou instalando as iscas, ja observei algumas jatais la. vamos ver e boa sorte pra nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Vamos aproveitar que ainda estamos na época de enxameação...
      Enquanto isso minhas iscas ainda não deram em nada, mas com certeza esta adaptação com as conexões chamou a atenção das abelhas!
      Vamos torcer.
      Boa sorte p/ nós!

      Excluir