domingo, 2 de novembro de 2014

Não acredito!

Hoje tive várias surpresas...
A primeira delas foi ter encontrado mais uma colmeia de abelhas Jataí e bem próximo à janela da minha sala:


Elas estavam alvoraçadas, não sei se pq estão construindo esta nova colmeia, ou se estão em pleno vôo nupcial ou ainda estão prestes a enxamear! Eram muitas abelhas em volta do tubo... O que não acredito é: pq que, com tantas colmeias no meu jardim e descobrindo mais esta agora, elas não entram nas minhas caixas?? São quatro caixas iscas espalhadas no jardim.
A segunda surpresa foi que de nada adiantou vedar com fita crepe e colocar um cone anti formigas no furo de entrada daquela caixa com problema de invasão de carpinteiras, pois as formigas continuam entrando nela... O que não acredito é: elas entram pelo próprio furo de entrada, fazendo a curva do cone! Pelo visto este cone não é contra formigas coisa alguma! (Farei alguns ajustes na caixa)
E a terceira surpresa: Lembram daquela colmeia abandonada?! Depois da dominação das Guiruçus, elas acabaram não ficando na colmeia e há um bom tempo ela estava completamente vazia e esquecida novamente! Mas hoje surpreendi uma pequena abelha Jataí xeretando a entrada desta colmeia. Ela foi embora e momentos depois apareceram várias Guiruçus, de novo!! Decidi então colocar uma isca Pet próximo à entrada da colmeia, só para ver o que acontece.


Tinha pensado que a época de enxameação havia passado e eu perdido a chance de capturar algum enxame este ano, porém tudo indica que estava errado e que ainda tenho tempo! Estou torcendo e fazendo figa para que desta vez eu consiga finalmente ter uma caixa racional com Jataís produzindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário