domingo, 30 de novembro de 2014

Curso: Outras estruturas e regiões

Batume e própolis: Delimitam o espaço do ninho e vedam frestas. O batume geralmente é composto de barro e resinas, mas pode conter outros tipos de matéria orgânica. A própolis é constituída de resinas vegetais.
Invólucro: finas camadas de cerume que geralmente envolvem a cria, provavelmente isolando-a termicamente.

Ao centro o invólucro mais claro envolvendo os discos de cria e ao redor os potes mais escuros de mel e pólen. Na borda e rente a madeira, o batume usado para vedar pequenas frestas.
Depósito de cera e resina: Algumas espécies acumulam cera (que as operárias produzem nas glândulas abdominais) e resina em regiões específicas.
Depósito de lixo: regiões onde o lixo (excrementos e restos de abelhas mortas e células de cria velhas) é depositado antes de ser separado em pequenos pedaços e jogados para fora do ninho.
Entrada: Em geral bem característica para cada espécie, sendo usada, por este motivo, como elemento de identificação. As entradas podem ser ornamentadas com barro, cera, resinas e outros elementos orgânicos.
Túnel de entrada: em grande parte das espécies um túnel é construído internamente logo após a entrada. Sugere-se que sua função é de aumentar a chance de defesa pelas guardas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário