quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Curso: Cuidados com a cria

Assim como em todos os insetos, novos indivíduos vêm de ovos, e no caso das abelhas sem ferrão, a rainha é a responsável por colocar os ovos. E, assim como as borboletas, besouros, moscas e vespas, uma larva nasce do ovo, e depois de uma metamorfose, ela se torna uma abelha.

Suponho que todos já tenham visto uma larva de borboleta, sem asas, que se alimenta de folhas, e passa o dia inteiro comendo. Quando grande, esta larva forma um casulo, e deste casulo nasce uma borboleta totalmente diferente. Mas e nas abelhas? Onde fica aquela larva totalmente diferente do adulto?

Esquema representando o desenvolvimento embrionário de uma espécie de abelha sem ferrão. As idades indicadas são aproximadas (dependem de vários fatos, como quantidade de alimento e temperatura de desenvolvimento) e variam muito de espécie para espécie.
As abelhas sem ferrão constroem com cerume um local para desenvolvimento desta larva, chamado de célula de cria. Elas enchem esta célula com alimento larval (mel, pólen e secreções glandulares), onde a rainha põe um ovo em cima deste alimento. Em seguida as operárias fecham a célula. A célula de cria só será aberta novamente quando o adulto emergir.


Portanto todo o desenvolvimento da larva e a metamorfose se dão dentro da célula de cria, e nela se encontra todo o alimento necessário para o desenvolvimento da larva até o estágio adulto. Assim, toda vez que um ovo é colocado, uma nova célula tem que ser construída. E toda vez que um adulto nasce, a célula é destruída.
"Operárias preenchem as células com alimento larval. Elas enfiam a cabeça dentro da célula e regurgitam o alimento (secreções glandulares + pólen + mel) que está armazenado em seu papo (pode ser confirmado pelo abdômen inchado). Quando a célula está cheia de alimento larval a rainha inspeciona a célula. Se estiver nas condições adequadas ela oviposita. Em seguida uma operária fecha a célula."

Ao contrário das abelhas sem ferrão, as abelhas melíferas (Apis) alimentam gradualmente suas larvas, deixando as células abertas conforme as larvas crescem, e só as fecham quando a larva sofre metamorfose. Nestas abelhas as células de cria são "reaproveitadas", ou seja, quando o adulto nasce, um novo ovo é colocado na mesma célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário