terça-feira, 18 de novembro de 2014

Curso: História da Meliponicultura

Os primeiros registros de criação de meliponíneos pelas sociedades humanas são dos antigos Maias, na península do Yucatan - México, que criavam a Melipona beecheii, por eles chamada de Xunan-kab (senhorita real). As abelhas representavam a ligação com o mundo espiritual, legado do deus Ah Muzen Cab. Elas tinham grande importância para esse povo em rituais religiosos e também sua criação movimentava uma pequena economia. Utilizavam principalmente o mel (em rituais religiosos, como remédio, adoçante, na fabricação de bebida fermentada, também no comércio ou como pagamento de tributo), mas também a cera e resina.

Ah Muzen cab - um dos deuses das abelhas para os Maias
Melipona beecheii, nativa do México

No Brasil, os índios Kayapós conheciam e classificaram 34 espécies de abelhas sem ferrão. Eles utilizavam resina e cerume nos seus artesanatos, em medicamentos e também nas cerimônias religiosas. Esses índios conheciam muitos aspectos biológicos das abelhas, como estágios de desenvolvimento das larvas, aspectos do comportamento, distribuição e já utilizavam como polinizadores em suas colheitas. Utilizavam fumaça para manejar espécies mais agressivas como, por exemplo, Oxitrigona e encontravam os ninhos através do barulho feito pelas abelhas para ventilar a colônia. O Kayapós exploravam principalmente Melipona seminigra pernigra, M. melanoventer, M. rufiventris flavolineata, Scaptotrigona nigrohirta, e S. polystica. Outras espécies como Tetragonisca angustula, tritona clilipes e T. dallatorreana eram mantidas em suas casas em cestas feitas com folhas de banana.

2 comentários:

  1. Prezado Daniel T. Piacentini,

    Onde consigo mais informações sobre a origem da meliponicultura no Brasil? Você recomenda algum livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Iran, desculpe a demora!
      Infelizmente a informação que tenho sobre o tema está nesta matéria, porém coincidentemente este mês foi lançado o livro do Paulo Nogueira Neto e Marilda Cortopassi Laurino, "Abelhas sem ferrão do Brasil", mas ainda não conheço seu conteúdo!
      Caso tenha alguma outra nova informação, por favor me avise, este tema me interessa!
      Obrigado pela visita e interação!

      Excluir