terça-feira, 24 de março de 2015

Correios lança, em Poços de Caldas, série de selos sobre abelhas

19 DE MARÇO DE 2015

Poços de Caldas será o único município do interior do Brasil incluído nessas cerimônias
Poços de Caldas será o único município do interior do Brasil incluído nessas cerimônias
No dia 22 de maio deste ano, Poços de Caldas se junta a quatro capitais brasileiras para participar de evento conjunto entre o Ministério das Comunicações, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas, a Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS-Poços), a Prefeitura de Poços de Caldas e a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) para o lançamento nacional de Emissão Especial dos Selos de Abelhas Brasileiras Melíponas.
Poços de Caldas será o único município do interior do Brasil incluído nessas cerimônias dos Correios, em função da idealização da série de selos de abelhas sem ferrão proposta pelo engenheiro agrônomo Ednan Dias Neto, que é integrante do clube filatelista local e vice-presidente da APIS-Poços, justificando, para a edição ser acolhida pela Diretoria da ECT, o fato de nunca ter havido tal retratação no país.
Estes detalhes foram apresentados durante a manhã da última quarta, 18, em encontro realizado com o vice-prefeito Nizar El-Khatib, no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço que estava em viagem à Brasília. Participaram ainda da reunião Lúcius de Oliveira, da Secretaria Estadual da Fazenda e presidente do Conselho Fiscal do Clube de Filatelistas; Fernando Aparecido Albino, gerente da Agência dos Correios em Poços de Caldas; o engenheiro Ednan Dias Neto; Maria Lúcia Mesquita, integrante do Conselho Fiscal do Clube Filatélico; Jorge Jabur, presidente da FJBPC; Rômulo Vilela Filho, secretário Municipal de Turismo e Cultura; Elke Junqueira Da Ré, representante da Secretaria Municipal de Educação; Ulisses Ferreira de Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); e William Rayel, presidente do Clube de Filatélico e Numismático de Poços de Caldas.
Dentre as várias abordagens sobre o evento, o gerente dos Correios da cidade destacou o motivo de orgulho que a cerimônia irá representar para todo o município, sendo palco para o lançamento nacional de Emissão Especial da série de selos com motivo de abelhas indígenas nativas.
Além do lançamento dos selos, uma semana antes da cerimônia, será realizado, nas instalações da FJBPC, um curso de manejo das abelhas melíponas, conforme ressaltado por Ednan Dias, cujas inscrições devem ser abertas em breve.
No encontro, também foi apresentado como se dará todo o cerimonial do evento que acontece no dia 22 de maio, às 15h, no auditório da FJBPC, sendo restrito a convidados e comandado sob a chancela da ECT.
Por fim, o presidente do clube de filatelia discutiu com os demais envolvidos, a realização de uma mostra de selos sobre trens e ferrovias, devendo, ainda, envolver cédulas, moedas e escripofilias que retratem o tema, sendo definido o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação, para realização de um concurso de desenho com os alunos da rede municipal, e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no apoio logístico e divulgação.
Este evento está agendado para ser aberto às 10h do dia 27 de junho na sede dos Correios em Poços de Caldas, à Rua Prefeito Chagas, 221, Centro, permanecendo aberto à visitação até o dia 30 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário