terça-feira, 10 de março de 2015

Abelhas podem ser grandes aliadas na produção de alimentos

Espécies de abelha são utilizadas na obtenção de mel e na polinização de algumas culturas agrícolas
09/03/2015
No dia 1º de março, uma invasão de abelhas na ilha do Fogo, na região de Juazeiro na Bahia, causou correria entre os frequentadores do local. Mas se por um lado tais animais ainda assustam muita gente; por outro, diferentes espécies de abelhas podem ser grandes aliadas do homem em diversos ramos da agricultura, como as sem ferrão). Polos agrícolas como os de Juazeiro-Petrolina, e Ibicoara-Mucugê, na baiana Chapada Diamantina, são exemplos de regiões onde acontece a utilização de abelhas para movimentação da economia. 
Conhecidas como produtoras de mel, as abelhas são agentes importantes também na origem de diversos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros diariamente. O sucesso do cultivo de frutas como maçã, maracujá-amarelo, morango, acerola, caju, goiaba e castanha depende em grande parte da participação de algumas espécies deste animal nos processos conhecidos como polinização. De acordo com o engenheiro agrônomo e analista técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) João Bosco Ramalho, a polinização é um serviço indispensável na produção de 35% dos alimentos humanos. 
Ele explica que as plantações podem ser autoférteis, como a soja, ou polinizadas pelo vento, mas que a produtividade aumenta se visitadas por polinizadores. “Pode-se dizer que 75% dos alimentos dependem do trabalho das abelhas, de alguma forma e, em valor, estima-se que os serviços de polinização correspondam a 10% da produção agrícola mundial”, estima.
Papel de destaque - Com experiência nas áreas de Ecologia da interação planta-polinizador e conservação e manejo de abelhas, a engenheira agronôma e professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Blandina Felipe Viana explica que embora existam outros animais que desempenhem esta função as abelhas têm destaque como polinizadores. “As abelhas atuam como vetores de pólen entre flores de um mesmo indivíduo e/ou de indivíduos diferentes. Ao realizar esse transporte, elas permitem que a primeira etapa da reprodução vegetal aconteça. Na ausência desses vetores, a produção de grãos e de frutos das espécies vegetais que dependem da polinização é inviabilizada e a produção de alimentos, comprometida”, detalha.

Considerada um serviço do ecossistema, a polinização é fundamental para a sustentabilidade do planeta e da vida humana. Blandina conta que muitos ecossistemas dependem dos polinizadores para manter a diversidade biológica. “As abelhas estão na base de todas as principais cadeias tróficas dos ecossistemas terrestres. Assim, as perdas dos polinizadores nativos em paisagens dominadas por matrizes agrícolas, provavelmente, irão impactar tanto a vegetação natural quanto a safra agrícola”, revela.


Criação de abelhas e agricultura familiar - Para Ramalho, alguns cuidados devem ser observados por profissionais que trabalham nesta área a fim de aliar a produção de mel e apolinização por abelhas nas culturas agrícolas com sustentabilidade, sem agredir o ecossistema. “Os profissionais devem considerar que o cultivo de meliponeas (abelhas sem ferrão), surge como uma alternativa de renda extra para a agricultura familiar, e contribui para a preservação e disseminação deste tipo de abelha nas áreas de nascentes e cursos de rios, que por consequência irá melhorar a polinização das plantas, sem causar qualquer impacto negativo ao Meio Ambiente”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário