sábado, 27 de setembro de 2014

Sociocultural

Ontem aconteceu uma pequena tragédia: um dos pedreiros que estavam fazendo uma pequena reforma por aqui, quebrou um dos tubos de entrada da colmeia da abelha Jataí por engano! A sorte é que as abelhas estavam mantendo a "porta aberta" devido ao controle de temperatura interna da colmeia, então este acidente não irá afetar tando a ventilação da colmeia. Por outro lado será um gasto a mais para as Jataí reconstruírem sua entrada!
Por pouco o pedreiro não tampa o furo com cimento... (ainda bem que eu estava do lado para alertá-lo). Esta colmeia foi a primeira encontrada e a precursora de toda esta minha historia na meliponicultura. (Leia mais em "Como tudo começou!") Ela está alojada numa parede de blocos, próximo à uma passagem não muito utilizada.
Como o tempo anda meio encoberto pelas nuvens por aqui, as abelhas quase não estão saindo para campo, por isso o pedreiro nem notou ser um tubo de ninho de abelhas...
Enfim, de novidade mesmo por enquanto só isso, mas quando postei o vídeo de ontem (publicado no post "Cuidar = Preservar"), encontrei este outro vídeo abaixo que gostaria de compartilhar. Pena que o vídeo é lento e um pouco longo, mas fornece informações preciosas sobre a meliponicultura!
Espero que vocês tenham paciência de vê-lo até o fim!
Bom vídeo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário