domingo, 7 de setembro de 2014

Invasão das abelhas

Estou prevendo que logo haverá enxameação da Apis no meu jardim!
Já ocorreu umas duas outras vezes e meu medo é que elas se instalem no meu telhado, entre as telhas e o forro!! Felizmente, nas ocorrências passadas, elas não se instalaram, mas usaram meu telhado como ponto de descanso...
De repente vem uma nuvem de abelhas, um barulho ensurdecedor e formam uma bola de abelhas amontoadas em qualquer canto que lhes pareça confortável! A abelha rainha fica no centro desta bola protegida pelas operárias.
Muitas vezes isto ocorre quando surge uma nova rainha e ela sai a procura de um lugar perfeito para estabelecer uma nova colmeia, ou queimadas que desalojam as abelhas destruindo seu ninho, ou simplesmente alguém que as afugentou de sua propriedade.
Desconfio de uma nova invasão, porque nas outras duas vezes, primeiro teve uma pequena revoada, com poucas abelhas xeretando o canto do meu telhado, como se estivessem procurando alguma coisa e dois ou três dias depois veio o enxame!
Ontem quando amanheceu estas xeretas estavam lá novamente...
Já tinha ido atrás de informações sobre remoção destas abelhas, caso elas invadissem o meu telhado, e disseram que a pior coisa que tem é tirar colmeia de forro! Foi quando me sugeriram armar uma caixa isca para Apis, pois assim, ao invés delas invadirem meu território elas entrariam na caixa, mas é claro que eu deveria armá-la próximo de onde elas geralmente xeretam!
Decidi então que será justamente o que irei fazer... não tinha o intuito de me aprofundar em apicultura, porém como a ocasião está me favorecendo e tenho espaço para alojar a futura colmeia da Apis, longe de crianças e pessoas, provavelmente me arriscarei com o processo!
Resta então eu criar esta isca, fazer um curso sobre apicultura e ver se realmente vale a pena.
Primeiro de tudo preciso providenciar esta caixa isca e torcer para que, se elas invadirem meu jardim novamente, desta vez, usem a caixa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário