terça-feira, 26 de maio de 2015

Salvando enxame!


Dia 20 de maio a página do SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão no facebook recebeu uma pergunta: "Alguém nessa página tem experiência em trocar uma Colméia de abelha de lugar? Preciso terminar minha reforma e elas se hospedaram por lá!"
Em meio a conversa foi constatado que tratava-se das abelhas Guaxupé e estavam em Ibiúna. 




















Eis que o Gerson Pinheiro, um dos membros do grupo, lembrou que sou da cidade e perguntou se poderia atender este chamado!
Mas é claro que poderia, então combinei dia e hora com a Aline, proprietária do terreno, e fomos ao local.


As danadas estavam agitadas... como eram bravas!
Muito defensivas antes mesmo de mexermos no ninho. Foi só chegar perto e já vieram direto em nossos cabelos!
Não bastava apenas se enrolarem nos cabelos a baterem as asas com ferocidade para vibrarem e zumbirem arrepiadamente, mas se embrenhavam cada vez mais até atingirem nosso couro cabeludo e beliscarem nossas cabeças! Eita mandíbula mais forte!


Agora equipados e protegidos, iniciamos o trabalho de remoção!
Entre improvisos e imprevistos, a remoção foi relativamente fácil. As colocamos numa caixa e deixamos próximo ao local original. Dentro de três dias retornaremos ao cair da noite para retirar a caixa, assim todas as campeiras estarão no ninho.
Uma vez que elas ficarão no mesmo terreno, porém em outro lugar, levaremos a caixa para uma distância superior a 3,5km e ficará assim por no mínimo 45 dias. Isso para perderem a memória do local original da colmeia e poderem retornar para um novo local sem correr o risco de ficarem procurando a antiga morada.

Assim sendo, a reforma poderá ser retomada e as abelhas, salvas, ainda ganharão um novo lar na mesma região onde já habitavam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário