- Fonte: elEconomista
- O custo de um quilo na Europa é, pelo menos, 2,29; na China, de € 1,36
Getty Imagem
Quase sete em cada dez quilos de mel que entraram na Espanha vieram da China, consolidando a tendência ascendente iniciada em 2007, de acordo com dados da organização agrícola COAG, que se queixou de que o mel chinês de baixa qualidade inundou o mercado espanhol .
Desde 2007, as importações de mel chinês foram multiplicadas por cinco, pela primeira vez ultrapassou 15 mil toneladas na última temporada.
De acordo com COAG, a importação de mel chinês representa uma concorrência desleal para os apicultores espanhóis, como a legislação do gigante asiático permite o uso de pesticidas e antibióticos proibidos na União Europeia e uma contínua pressão sobre a baixa os preços em nosso mel de origem.
Custa a metade
"Produzir um quilo de mel na UE de acordo com os requisitos de qualidade, segurança alimentar e de saúde exigido pela Norma Comunitária tem um custo que varia entre 2,29 e 6,5 euros por quilo. Em 2014, o preço médio de entrada do mel chinês para a Espanha ascendeu a € 1,36 por quilo ", frisou o chefe da COAG apicultura, Angel Diaz.
Dada esta situação "preocupante" durante a reunião da próxima quinta-feira, 14 de maio, o setor apícula da COAG reiterará ao Ministério da Agricultura que seja obrigatório especificar o país de origem no rótulo para garantir a liberdade de escolha para os consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário