terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Jardim Botânico de Sorocaba sedia exposição fotográfica sobre abelhas a partir de terça-feira

2/2/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Quem for ao Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” a partir de terça-feira (3), das 9h às 17h, poderá conferir a exposição “Abelhas no Jardim”, do fotógrafo Sidney Cardoso e do apicultor Edson Sampaio. A mostra é gratuita e permanecerá no parque até o dia 28 de fevereiro.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da atividade de Educação Ambiental é restabelecer o contato da população com a natureza e a responsabilidade de conservar as abelhas nativas. 
“A ideia é sensibilizar a população da importância da conservação das abelhas que, além de tudo, têm uma importância ecológica fundamental na manutenção da nossa flora. As abelhas estão diminuindo sua ocorrência a cada dia devido a fatores como o desmatamento, uso de agrotóxicos e a extração ilegal”, explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.
A programação contará também com visitas monitoradas e uma oficina de iscas atrativas. Além da instalação artística, também estarão expostos vários painéis educativos sobre o tema. 
Na exposição, o público poderá conferir imagens de abelhas em seu ambiente natural, além de fotos do inseto sendo manejado racionalmente pelo homem em apiários e meliponários - lugar de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão.
As visitas monitoradas acontecerão aos sábados e domingos em dois horários: às 9h30 e às 14h30. Já a oficina de iscas atrativas para abelhas nativas acontecerá no dia 14 de fevereiro, às 14h.
As atividades são gratuitas e a inscrição será feita momentos antes do início das atividades. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Sobre as abelhas
As abelhas são insetos sociais que vivem em colmeias e que ensinam, em seu trabalho diário, uma das mais belas formas de se viver em harmonia com o ambiente. Elas são responsáveis pela polinização, que faz parte do ciclo de reprodução das plantas, e muitas dessas vivem de forma dependente destes insetos.
Além da polinização, a abelha pode ser provedora de mel, geleia real, cera, própolis e pólen. A maioria dos produtores e criadores de abelha trabalham com a espécie Apis mellifera, mais conhecida como abelha europeia. No entanto, no Brasil se estima que existam mais de 400 espécies e, entre elas, as mais conhecidas em nossa região são as mirins, as jataís, as iraís e as mandaçaias.
As abelhas nativas têm um papel importante na manutenção da flora e fauna locais e contribuem na produção agrícola através da polinização, devido a sua ampla distribuição em todo país. Além disso, elas produzem mel de alto valor comercial e medicinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário