terça-feira, 7 de abril de 2015

Rainha solitária

Havia três dias que não via movimentação numa caixa de Jataí que estava tentando recuperar! Elas não estavam bem, não tinha mais discos de cria, muito menos novas posturas. Nas inspeções não conseguia visualizar a rainha e como a colônia estava bem fraca evitava de abrir muito o invólucro, porém havia bastante mel e pólen! Isto já faziam mais de um mês, deduzi então que a rainha havia morrido e a colônia ficado órfã.
Hoje decidi fazer uma limpeza geral na caixa já imaginando não haver nenhuma moradora. Fui abrindo e tirando todo material. Não havia nada além de mel pólen e 5 abelhas, até que retiro uma última camada de cera do invólucro... Eis que surge ela, a rainha!
Fiquei surpreso e ao mesmo tempo desesperado, afinal de contas ainda era possível recuperar a colmeia.
Coloquei a rainha numa nova caixa com as paredes mais espessas, pois as noites estão mais frias por aqui, um pouco de cera e as únicas 5 abelhas. Pus a caixa no carro e corri num amigo Meliponicultor vizinho. Ele me cedeu algumas abelhas de sua colmeia de Jataí e uns potes de mel. Coloquei pólen de manduri e voltei com elas.
Agora é acompanhar e torcer para a rainha deixar de ser preguiçosa e começar novas posturas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário