quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Reforma

Há dois dias não vejo mais atividade das Guiruçús na colmeia abandonada e nem de outras abelhas tentando ocupá-la. Espero ser devido ao "mau" tempo!
Ontem aproveitei que a chuva deu uma trégua e reformei a caixa isca que estava com a tampa empenada:


Fiz também uma outra caixa isca, minha esposa a preparou com a solução de própolis e já a coloquei no devido lugar:


Optei por deixá-las apenas com uma melgueira e um ninho grande... Primeiro pq ainda não estou vendo sinal das Jataí irem para as caixas e segundo pq li na internet que um dos casos das abelhas não ocuparem o ninho é por achá-lo muito grande!
Caso as abelhas ocupem as caixas isca e a colmeia cresça significativamente, nada me impede de incluir a segunda melgueira depois!
Devido à demora e dificuldade que estou tendo em capturar as abelhas sem ferrão, estou pensando seriamente em passar a fazer as caixas com ninho E sobre-ninho... assim facilita para uma futura divisão de colmeia!! (Pelo visto a divisão será crucial para o crescimento do meliponário, quando ele existir...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário