quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Abelha "ácida"!

Passeando pela internet encontrei um blog muito interessante e uma matéria me chamou a atenção...
Segue abaixo matéria do blog Meliponicultura em Foco:

"Uma abelha brasileira, que embora não possua ferrão, pode causar grandes danos ao intruso ou predador com sua defesa, chama-se Oxytrigona Tataira ou popularmente conhecida como Caga - Fogo. Ela possui cerca de 5,5 mm de comprimento, cabeça e abdome ferrugíneos e o restante do corpo preto. É uma espécie altamente defensiva, com ataques de defesa massivos, e seu nomes se deve ao fato de que segrega ácido fórmico, ou ácido metanoico, capaz de ocasionar queimaduras graves no ser humano.


É uma abelha saqueadora, sendo observado sua presença saqueando cera dos tuneis de entrada de outras colmeias de trigonas, mas nada que comprometa a saúde de outros enxames. Produz mel em pequenas quantidades e pólen processado em abundância. Também é conhecida pelos nomes de abelha-de-fogo, barra-fogo, bota-fogo, caga-fogo e mija-fogo. Seu nome vulgar é de origem indígena que significa "Caga-fogo"."

"O ácido fórmico (sistematicamente chamado ácido metanoico) é o ácido carboxílico mais simples. Sua fórmula química é HCO2H. É um importante intermediário na síntese química. Pode ser sintetizado mas também ocorre de forma natural, mais notavelmente no veneno das formigas, abelhas, e nas folhas de urtiga.
O ácido metanoico tem seu nome mais popular em referência à primeira vez que foi isolado pela destilação de um corpo de formiga, mais especificamente formigas vermelhas (Formica rufibarbis), processo esse desenvolvido por John Ray, em 1671.
Um importante uso do ácido fórmico é como conservante e agente antibacteriano na alimentação animal. Na Europa, é aplicado na silagem (incluindo feno fresco) para promover a fermentação do ácido láctico e para suprimir a formação de ácido butírico, mas também permite que a fermentação ocorra rapidamente, e a uma temperatura mais baixa, reduzindo a perda do valor nutritivo. Na indústria avícola, às vezes é adicionado na alimentação para matar a bactéria Escherichia coli. O uso como conservante para silagem e alimentação animal em geral constituiu 30% do consumo global em 2009.
O ácido fórmico é também utilizado de forma significativa na produção de couro, incluindo bronzeamento, e no tingimento e acabamento de têxteis. Por causa da sua natureza ácida é também usado como um coagulante na produção de borracha. O ácido fórmico ainda possui propriedades que combatem o reumatismo."


"Embora elas tenham essas qualidades negativas,deve-se lembrar que elas são animais pacíficos que não irão incomodar ninguém se não forem incomodadas,portanto quando achar um enxame dessa abelha não o destrua, aja diferente,sinalize o local evitando acidente. A natureza agradece."
Postado por Willian Lima
no blog Meliponicultura em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário