sábado, 18 de outubro de 2014

Mais colmeias in natura!

Ontem pela manhã, ao conectar a mangueira de irrigação na caixa d'água para completá-la com a água do poço, percebi, logo ao lado da conexão, um pequeno orifício. De início pensei ser um amontoado de formigas, pois a movimentação estava muito pequena! Chegando mais perto e aguardando um pouco mais, eis que surge uma pequena abelha sem ferrão num voo rasante e entrando direto lá pro fundo do orifício! Logo depois consegui flagrar uma abelha sentinela espiando para fora da colmeia:


Acredito ser a Mirim Saiqui (Plebeia saiqui).
Ainda neste mesmo dia, entro na salinha de ferramentas e noto um barulhinho chato... Um zum zum zum bem baixinho! Já tinha ouvido este barulho antes, mas nunca tinha parado pra prestar atenção. Persegui o zunido e encontrei de onde vinha. Xeretando mais um pouco descubro as danadas:


Outra colmeia de abelhas sem ferrão! Estas são minúsculas e o entra e sai intenso! Devem ser a Tubuna (Scaptotrigona bipunctata).
Duas colmeias no mesmo dia e espécies bem diferentes! Agora no meu quintal somam: três colmeias de Jataí, sendo uma Jataí-da-terra, uma da Mirim Saiqui e outra de Tubuna. Sem contar as outras duas de Jataí em árvores na rua aqui em frente! Todas in natura... e nada de enxamearem para as minhas caixas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário