segunda-feira, 20 de junho de 2016

Formiga-pote-de-mel, o outro animal que produz mel tal e qual uma abelha

Fonte: hierophant


Existe uma formiga do deserto que produz mel da mesma forma que as abelhas. Chamada de formiga-pote-de-mel, esta formiga vive nos desertos Africanos, da América do Norte e na Austrália. Sendo que nessas regiões são consideradas uma iguaria para os humanos que habitam nessas regiões.

Sendo formigas obreiras, estas são consideradas especiais, pois existem algumas destas formigas que usam o próprio abdômen como reserva de alimento pra todo o formigueiro. Ao que parece, depois das chuvas, as plantas do deserto, produzem uma grande quantidade de néctar excessiva, e as formigas-pote-de-mel vivem como autênticos potes de mel, armazenando sem qualquer desperdício todo este alimento, para sobreviverem nos tempos secos.

Quando retêm muito mel no abdômen, elas tendem a ficar com dificuldades de locomoção no próprio ninho. Devido a essa dificuldade de locomoção, elas ficam dentro do ninho, penduradas no teto, ficando inclusive imóveis durante grande parte das suas vidas. Até que, na escassez de alimento, uma outra formiga chegue perto dela e lhe tira o abdômen cheio de mel, para que este seja usado pelas outras formigas como alimento.

Apesar de toda essa “carnificina”, as formigas que alimentam as outras formigas não morrem, pois, após o conteúdo ser consumido por completo, as formigas “reservatório”, voltam ao seu tamanho normal e estão prontas para mais uma etapa de colheita de néctar assim que possível.

3 comentários: