quinta-feira, 26 de maio de 2016

Plataforma online facilita pesquisas sobre abelhas neotropicais



Fonte: sfagro.uol

A plataforma é destinada principalmente a pesquisadores e estudantes universitários

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), lança o Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais (clique aqui), uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line. A informação é apresentada em uma página única e permite ao usuário o acesso direto à sua fonte primária.
 
A plataforma é destinada principalmente a pesquisadores e estudantes universitários que buscam encontrar de maneira rápida e eficiente informações que podem dar suporte a seus estudos. Entretanto, o sistema é aberto para consulta a todos os públicos interessados.
 
A diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., Ana Assad, ressalta a importância da ferramenta como forma de ampliar a disseminação das informações. “O Sistema tem a função de oferecer à comunidade científica e a interessados no tema dos polinizadores, em especial das abelhas, um caminho mais curto para que o conhecimento científico disponível seja não apenas utilizado em trabalhos acadêmicos, como também que tenham o seu alcance ampliado, incentivando novos estudos, aplicações e publicações”.
 
Fontes científicas
O Sistema utiliza como fonte primária o Catálogo de Abelhas Moure, referência fundamental sobre a fauna neotropical de abelhas, e integra dados de base como Biodiversity Heritage Library (BHL), Bioline International, Fototeca Cristiano Menezes, rede speciesLink, o sistema de bibliografia do IBICT, oasisbr, além de outras informações especializadas.
 
Para consultar e iniciar a navegação basta digitar o nome científico ou o nome comum da abelha. Conforme o nome é digitado, são apresentadas as principais informações sobre a espécie escolhida e os resultados das buscas nas diferentes fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário