sábado, 16 de abril de 2016

Os Coitadinhos da Meliponicultura


Desde que o mundo é mundo tem pessoas que agem e tem pessoas que esperam que os outros façam.

Se passar por coitadinho é uma das estratégias para não fazer nada e ganhar as coisas de mão-beijada.

E, na meliponicultura Tb não é diferente, pois somos forjados na mesma sociedade...

Ocorre que na demanda para legalização, numa atividade que é praticamente ignorada, pois não produz e não movimenta bilhões ou trilhões na economia... Os passos se tornam bem mais complicados, pela falta de interesse dos setores que arrecadam impostos e, portanto, quem passa a vogar sobre os processos, são outras categorias, já conhecida por todos.

 

Evidente que nossa atividade não tem o potencial e aporte para competir com outras atividades comerciais, mas temos um valor ambiental imensurável e, que precisa ser valorizado e potencializado.

Ser “visto” e considerado, é uma tarefa quase impossível!!!!

E, pior ainda, quando são só alguns pingados pelo Brasil a ir em busca de condições mais adequadas para o setor...

Sendo que se mais produtores (criadores, vendedores, preservadores, pesquisadores, educadores, conservadores, consumidores....), se envolvessem, a atividade teria mais REPRESENTATIVIDADE social ou política, para conseguir os APOIOS necessários...

 

O fato é de que alguns simplesmente se omitem, achando que não são necessários no processo.

Outros, não participam, pois, pra eles a legislação não afeta em nada; Então tanto faz como tanto fez...

E, tem os que não se envolvem para não dar crédito aos que estão puxando a carroça... Como se os que estão a frente dos processos em cada Estado, fossem “ganhar” algo invejável a que os outros não pudessem ter, dai boicotam simplesmente pra não ver a coisa ir pra frente.

 

Lógico será que como alguns têm interesse políticos, aparecer dá créditos para futuras candidaturas, para Federações, Confederação, Vereador ou até os outros cargos nomeados ou eletivos, mas isso NÃO É A MINHA PRETENSÃO, como já registrei inúmeras vezes...


Ficar omisso, sem participara das atividades do setor, que precisam da participação individual de cada um, em cada região, cada Estado, para que a meliponicultura possa sair das mãos de alguns que se apossaram das ASF como se fossem particulares deles, SEM REPRESENTAR LEGITIMAMENTE os Criadores, é uma irresponsabilidade que tem prejudicado muito a legalização e prejudicando diretamente os que são atingidos por fiscalização.

 

Os diversos fatos contra os criadores, já relatados nos últimos 8 anos, comprovam isso, e negar é enfiar a cabeça num buraco e deixar o corpo de fora....

Fonte: retirado de um grupo de discussão na internet.
Ao pedir autorização do autor para reprodução do texto o mesmo disse "Nenhum texto é meu, só quando assino a folha de cheque... Deus é o Criador/inspirador de tudo que existe neste mundo! Ele sim é o dono de tudo. Nós somos só passageiros desse trem...." Por isso não quis assinar o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário