Fonte: APACAME
As abelhas veem o mundo cinco vezes mais rápido do que nós seres humanos, de acordo com um novo estudo da Universidade de Londres. Os seres humanos não podem seguir um inseto em voo rápido com os olhos, mas eles próprios podem seguir uns aos outros, graças à sua visão ultrarrápida, explica Peter Skorupski, coautor da pesquisa publicada na revista Journal of Neuroscience .
A velocidade com que vemos depende de quão rápido as células do olho encarregadas pela detecção de luz capturam instantâneos do mundo e os envia para o cérebro. No caso das abelhas, isso ocorre em uma taxa cinco vezes maior do que atinge o olho humano, permitindo-lhes escapar de predadores e alcançar seus companheiros durante o voo.
As abelhas foram os primeiros animais que tiveram sua visão em cores comprovada cientificamente e que podem voar tanto em áreas iluminadas como em sombreadas e facilmente identificar as flores com néctar.
Os experimentos de Skorupski mostram que a visão em cor para as abelhas consome mais energia do que a utilizada para a visão em branco preto (monocromático).
As abelhas não podem gastar suas energias levianamente, porque precisam de muita energia para se manterem vivas então elas escolhem entre a visão colorida e a monocromática dependendo da situação, Explica o pesquisador. Ainda assim isso representa uma visão duas vezes mais rápida que a visão humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário