domingo, 3 de julho de 2016

Instalação Artística Controlada por Abelhas

A Colmeia, uma estrutura que responde à atividade de uma colmeia real, será apresentada no Kew Gardens até novembro do ano que vem

24 junho 2016 por Monica Simeonova, Eatglobe

(Para ver mais imagens, acesse Eatglobe)

No dia 18 de junho, a escultura "A Colmeia" abriu suas portas ao público em Kew Gardens em Londres. A instalação artística inspirada por abelhas, que obteve um grande sucesso na Expo Milão 2015, é projetada pelo artista do Reino Unido, Wolfgang Buttress, e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da polinização.
A escultura de 17 metros de altura, que lembra a matriz de uma colmeia, contém mais de 150.000 pedaços de alumínio e 1.000 luzes de LED anexadas a eles. A estrutura de 40 toneladas também é conectada a acelerômetros especiais que detectam o movimento de uma colônia de abelhas verdadeira, também situada em Kew Garden, e transmite seus dados em tempo real para as luzes de LED. Estas então piscam com o movimento das abelhas, transformando-se em uma representação visual da atividade da colmeia de abelhas.

Para aprimorar a experiência, Buttress também utiliza uma faixa musical única composta por sons de abelhas e músicas de orquestra. Os efeitos de áudio também variam com o movimento das abelhas dentro da colmeia, dando a sensação da vida ocupada dentro da colônia. A equipe de instalação também observa que a estrutura poderia servir como um confiável instrumento para previsão meteorológica, com as abelhas voltando para a colmeia antes de uma tempestade e, assim, superlotando a colônia com energia.
Além disso, uma série de colunas sonoras no piso da Colmeia permite que os visitantes interceptem a comunicação das abelhas através de condutores ósseos. Quando estes dispositivos são tocados com um bastão de madeira, enviam vibrações diretamente para o esqueleto - revelando os segredos da comunicação das abelhas através das vibrações. Os visitantes do Kew Gardens também podem seguir uma "trilha de polinização" no entorno da instalação, plantada com 34 espécies nativas visitadas por mais de 50 tipos de abelhas quando floridas.
Os visitantes que quiserem experimentar a estrutura inspirada nas abelhas poderão fazer isso até o final do próximo ano, com entrada para a Colméia inclusa nos bilhetes normais de entrada do Kew Gardens. O artista, contudo, afirmou que o trabalho duro que ele e sua equipe tiveram na construção da instalação será compensado somente quando o projeto promover a conscientização suficiente para aliviar a situação das abelhas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário