sábado, 29 de agosto de 2015

Assentados paraibanos concluem oficina sobre meliponicultura

Publicado dia 21/08/2015Fonte: INCRA
Agricultores dos assentamentos da reforma agrária Venâncio Tomé, Santa Cruz, José Antônio Eufrozino, Pequeno Richard e Vitória, na região da Borborema, na Paraíba, concluíram uma oficina sobre meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão. A oficina foi realizada no assentamento Cachoeira Grande, em Aroeiras, a 180 quilômetros da capital João Pessoa, no Agreste do estado, onde os assentados já desenvolvem a meliponicultura.
A ação foi promovida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contrata pelo Incra/PB para prestar assistência técnica aos assentamentos. Além de trazer novos conhecimentos para os assentados da região da Borborema, a atividade serviu para aprimorar a prática da meliponicultura no assentamento Cachoeira Grande.
De acordo com a engenheira florestal da Coonap, Aline Valéria, coordenadora da atividade, o objetivo maior da capacitação é fortalecer a atividade, possibilitando uma renda a mais aos assentados diversificando o sistema produtivo que já existe nas unidades de produção familiar.
Durante a oficina, os assentados tiveram a oportunidade de conhecer os diversos modelos de caixas para criação de abelhas sem ferrão, as vantagens e desvantagens de cada uma. Eles aprenderam também como manusear as caixas com as abelhas e conheceram o material higiênico que deve ser utilizado durante a coleta e a maneira correta para o armazenamento do mel.
O agricultor Celso Ferreira, do Assentamento Cachoeira Grande, disse que aprendeu a maneira correta de fazer a multiplicação e a transferência das abelhas de forma correta. “Eu só sabia criar abelhas nos trocos e hoje eu vi que não é correto, depois destas orientações eu mesmo vou fazer as transferências dos 11 troncos de abelhas que tenho para as caixas,” afirmou.
A engenheira Aline Valéria ressaltou que após este processo de capacitação, os assentados serão assessorados pela Coonap no processo de transferência. “Sabemos que existem muitos cortiços para transferir e nós estamos à disposição para acompanhar todo o processo de transferência. Realizaremos mais quatro oficinas onde abordaremos a temática de acordo com a necessidade dos meliponicultores”, informou.

Assessoria de Comunicação Social – Incra-PB
Jaimaci Martins (8121-3864) jaimaci.martins@jpa.incra.gov.br
kalyandra Vaz (8610-1118) kalyandra.vaz@jpa.incra.gov.br/
Ascom: 3049-9259
www.incra.gov.br imprensa@incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário