sexta-feira, 19 de junho de 2015

Apis no cupinzeiro

Recebemos um chamado e ontem fomos resgatar uma colônia de Apis, as famosas abelhas africanizadas!
Sim, aquelas com ferrão e que adoram rodear as lixeiras em busca de restos de refrigerantes.
Elas estavam instaladas num cupinzeiro abandonado à beira de uma trilha numa propriedade particular! Como a trilha é muito usada pelos proprietários, as abelhas estavam avançando em quem passava perto.


A cada chamado fico mais feliz por saber que ainda existem pessoas conscientes e preocupadas com a natureza, pois nestas circunstâncias, muitos ateam fogo e simplesmente exterminam as nossas polinizadoras!



O enxame era pequeno e não deu muito trabalho para transferí-lo para uma caixa padrão Langstroth, porém estranhamos não haver postura e nem alimento nos favos. Indícios de que o enxame não está completamente desenvolvido e adaptado ao local.



Retiramos cuidadosamente todos os favos e instalamos nos quadros.




Com as mãos, recolhemos as abelhas que estavam amontoadas umas nas outras e as transferimos para o fundo da caixa!



A rainha foi transferida com sucesso e logo as operárias sentiram seu odor e migraram automaticamente ao seu encontro.
Colocamos uma tela excluidora que permite apenas a passagem das operárias para fora da caixa mantendo a rainha aprisionada! Assim excluímos a possibilidade do enxame migrar para outro lugar, pois eles ficam onde a rainha estiver!


Batemos bastante fumaça e soterramos o antigo abrigo, o cupinzeiro abandonado, para que algumas abelhas desavisadas não insistam no lugar onde elas estavam!


Por enquanto a caixa ficou no mesmo local para que elas se restabeleçam. Como o destino final delas será o Apiário do meu grande amigo e companheiro de resgates João Adão, e o mesmo fica muito próximo do local de resgate, Daqui alguns dias levaremos para um lugar distante, para que elas esqueçam o caminho da colmeia antiga.
Depois traremos de volta ao Apiário sem o risco delas, por ser próximo, voltarem ao local de origem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário