quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Imprevistos

E por enquanto a caixa continua no aguardo...
Vários contratempos apareceram durante estes dias e por isso o projeto da caixa foi mais uma vez colocado em espera, mas isso torna a meliponicultura ainda mais fascinante! É uma atividade completamente flexível que já existia na natureza e se mantém por si só...
Foram contratempos de manutenção residencial... e um imprevisto muito triste: uma das colmeias de Jataí da minha "natureza particular" foi abandonada!!
Pois é, há dois dias atrás notei que a atividade no tubo de entrada estava muito pequeno e o mesmo estava fechado com apenas um pequeno furo lateral onde as abelhas entravam e saiam... mas este vai e vem era muito pouco, a movimentação estava mais na manutenção do tubo se é que podemos chamar assim!
Ontem este furo lateral já não estava tão simétrico e não havia mais abelhas por lá, e por fim hoje estava exatamente do mesmo jeito... vazio, sem movimentação...
Chegando um pouco mais perto notei um zumbido de asas batendo... na esperança de encontrar alguma coisa abri o tubo de cera e de lá saiu voando uma outra abelha maior que não consegui distinguir qual era... provavelmente ao encontrar a colmeia vazia estava fazendo este barulho para garantir sua dominação!
Me arrependi de abrir o tubo, pois esta abelha não voltou mais...
Pena, pois agora estou com uma colmeia a menos e não sei para onde foram. Se bem que hoje a atividade em uma das outras que sobraram está acima do normal, atividade a mil!! Pode ser que a rainha da colmeia abandonada tenha morrido e a prole acabou indo para a colmeia de origem! (Não sei, apenas suposição, pois como a colmeia está "em natura" não é possível investigar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário