quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Insetos podem se reproduzir em painéis solares com plantas nativas

 Fonte: e-cycle

Imagem de Andres Siimon no Unsplash

Os painéis solares não precisam ser um deserto ambiental. Eles podem ser adaptados para acomodar a vida selvagem

Um estudo conduzido por pesquisadores do Laboratório Nacional Argonne e do Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA revelou que cultivar vegetação nativa ao redor de um campo fotovoltaico pode estimular as comunidades de insetos a prosperar e se adaptar.

Dois locais solares foram selecionados para este experimento no início de 2018. Gramíneas e flores nativas foram cuidadosamente plantadas na área, com a esperança de que fomentassem o ecossistema local. E elas cumpriram seu propósito.

Entre agosto de 2018 e agosto de 2022, os pesquisadores conduziram 358 observações, monitorando as plantas em floração e as comunidades de insetos, avaliando constantemente a abundância de ambas. Atualmente, não existe um método automatizado para tal tarefa, demandando, assim, um esforço considerável em tempo e energia. Porém, os resultados superam os desafios.

No geral, a quantidade total de insetos triplicou ao longo do estudo, e as populações de abelhas nativas aumentaram em 20 vezes. Outras espécies, como vespas, mariposas, borboletas e besouros, também cresceram. Como benefício adicional, os polinizadores contribuíram para os campos agrícolas vizinhos.

Globalmente, os insetos enfrentam desafios significativos. As populações de abelhas, em particular, estão em declínio notório, mas outras espécies também sofrem. Parte desse declínio é atribuída ao uso de pesticidas, enquanto outra parte está relacionada ao desenvolvimento de infraestrutura. Assim, cada vez mais, os pesquisadores clamam por infraestruturas que também beneficiem os insetos.

Isso é ainda mais relevante para os painéis solares. Com as tendências atuais, espera-se que vastas áreas sejam cobertas por esses painéis, muitas delas ocupando terras agrícolas. Esta pesquisa sugere que os locais solares que promovem habitats naturais podem desempenhar um papel crucial na conservação da biodiversidade. Muitos campos agrícolas não são propícios para os insetos, e a combinação de painéis solares com plantas nativas pode ser uma benção para essas criaturas. Além disso, essa abordagem pode oferecer vantagens aos campos agrícolas adjacentes, ao atrair mais polinizadores.

Entretanto, os pesquisadores enfatizam a necessidade de mais estudos para entender a viabilidade dessa abordagem em diferentes regiões. Este é um local de teste promissor que indica que, em certas condições, essa estratégia pode funcionar. Se os resultados puderem ser reproduzidos em diferentes climas e áreas geográficas, poderemos ter uma solução valiosa em mãos.

Escrito por:

Stella Legnaioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário