domingo, 19 de fevereiro de 2017

Toda abelha tem ferrão?

Fonte: meionorte.com

Conheça a incrível abelha sem ferrão!



Classificadas como insetos sociais, as abelhas vivem em grandes comunidades, podendo ser encontradas nos mais diversos lugares do planeta, menos nos lugares mais gelados pois estes magníficos seres possuem sangue frio (hemolinfa) e, para sobreviverem, necessitam de uma temperatura interna do seu habitat entre 30 e 36ºC., fundamental para a eclosão dos ovos, desenvolvimento das larvas e amadurecimento do mel.
As abelhas do tipo Apis mellifera (africanizadas) são aquelas com ferrão e produzem bastante mel. Outras abelhas, as chamadas melíponas, não possuem ferrão e sua produtividade de mel é menor, com 1 a 5 litros por colmeia ao ano. Nem por isso têm menos procura porque são destinados a tratamentos medicinais e medicamentosos. As abelhas sem ferrão (ASF) são abelhas sociais nativas do Brasil assim conhecidas por apresentarem um ferrão atrofiado não utilizado para defesa.


Das mais de 250 espécies sem ferrão existentes em nosso país, diversas podem ser criadas racionalmente tanto para a produção e comercialização de mel, pólen e própolis. Somente em anos recentes iniciaram-se as pesquisas sobre as técnicas de criação das nossas abelhas nativas, visando à meliponicultura - que é a criação de abelhas sem ferrão. Embora as técnicas básicas de criação das abelhas Apis mellifera tenham sido estabelecidas há mais de cem anos, só foram adaptadas às condições ambientais do nosso país no século passado.

Uruçu – abelha melipona encontra no Nordeste e também na região amazônica 
Isso fez com que a criação de abelhas exóticas avançasse muito em todo o país, em detrimento da criação de nossas abelhas nativas. Entretanto, além da possibilidade de produzir mel de excelente qualidade, fatores ecológicos têm se tornado cada vez mais necessários à sua criação, pois muitas espécies estão ameaçadas de extinção por destruição do habitat natural.