sexta-feira, 17 de março de 2017

Dia Nacional do Mel


O Dia Nacional do Mel é celebrado em 17 de março, em todo o Brasil. A data foi criada com o intuito de lembrar a todos da importância desse precioso alimento, considerado o único alimento doce que possui sais minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde do ser humano, produzido pelas abelhas a partir da colheita do néctar das flores. Essa extração está intimamente ligada ao processo de polinização de vários espécimes vegetais, entre eles as frutas, legumes e verduras. É através da polinização que as flores são fecundadas, dando início ao desenvolvimento de frutos e sementes.

Bom, se você gosta de abobrinha, melancia ou maracujá, esse assunto tem tudo a ver! Se não houvessem as abelhas - os principais agentes polinizadores em ação na natureza - muitos legumes e frutas seriam bem diferentes das que estamos acostumados a encontrar hoje em dia, e as espécies vegetais seriam drasticamente reduzidas.

Antigamente, o homem consumia o mel de forma extrativa, geralmente causando danos para as colmeias. Porém, com o passar do tempo, ele aprimorou as suas técnicas, e hoje em dia é possível abrigar abelhas "domesticadas" em colmeias artificiais, podendo assim aumentar a produção do alimento. 

Mesmo assim, as abelhas tem perdido espaço nos dias de hoje, e algumas pesquisas sugerem que algumas espécies estão diminuindo ou mesmo desaparecendo em algumas regiões do planeta, devido à ação do homem ou mesmo da natureza: poluição, ocupação intensiva das terras, uso de defensivos agrícolas, e fenômenos como El Niño. Isso acaba colocando em risco todo o bioma, afetando a ação das abelhas. Por isso, atualmente o preço do mel no mundo todo tem registrado aumento nos últimos anos, devido à queda na produção como um todo.

Suas propriedades medicinais podem também oferecer uma ação antibacteriana.  

Um comentário: