quarta-feira, 17 de agosto de 2016

"Caracterização do potencial antioxidante do mel de abelha sem ferrão: Melipona orbignyi" na Jornada Nacional de Iniciação Científica

Fonte: O Progresso

Estudantes participam da Jornada Nacional de Iniciação Científica com os melhores trabalhos do ENEPEX

Alexandre Pinho (Letras), Franciely Neves (Zootecnia), Laiandra de Almeida (Biotecnologia) e Lucas Tulio (Sistemas de Informação) representaram a UFGD na Jornada


Quatro estudantes representaram a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), realizada como parte da programação da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorreu entre os dias 03 e 09 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA).

Alexandre Martins Pinho (Letras), Franciely de Oliveira Neves (Zootecnia), Laiandra Machado de Almeida (Biotecnologia) e Lucas Serrano Tulio (Sistemas de Informação) tiveram as passagens aéreas para o evento custeadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD como prêmio de melhor trabalho na edição do ano passado do ENEPEX (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão) promovido pela UFGD e pela UEMS. Os melhores trabalhos foram selecionados nos eixos "Educação e Sociedade", "Meio Ambiente", "Saúde" e "Ciência e Tecnologia", respectivamente.

...

Laiandra Machado de Almeida "Caracterização do potencial antioxidante do mel de abelha sem ferrão: Melipona orbignyi" foi o vencedor no eixo Saúde do ENEPEX. O trabalho de Laiandra Machado de Almeida, do curso de Biotecnologia, se destaca pelo foco na regionalidade.

Ao conversar com outros pesquisadores durante a Jornada Nacional de Iniciação Científica, Laiandra reforçou a percepção de que existem poucos estudos com as espécies de abelhas nativas na comparação com os estudos sobre o mel das abelhas africanas e europeias e também que são poucas as amostras para que se possa aprofundar as pesquisas sobre o mel produzido.

No entanto, a diversidade de espécies nativas é grande, o que demandaria um número maior de pesquisas. Para a estudante, outro motivo para se intensificar os estudos sobre as abelhas nativas é a importância delas para a preservação da vegetação local.

Já sobre o ENEPEX, Laiandra ressaltou o papel do evento na valorização da pesquisa que é produzida durante a Graduação e não somente na Pós-Graduação. Também comentou que é interessante inscrever seus trabalhos no ENEPEX, mesmo para quem não recebe bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A pesquisa dela se enquadra nessa situação, sem bolsa, deu resultado e inclusive foi escolhida como a melhor do eixo Saúde.

Outro ponto positivo do evento é a oportunidade de aprender na prática a apresentar um trabalho, elaborar a apresentação e ter postura de apresentador. "Não é só em congressos fora daqui que se aprende. Mesmo que o ENEPEX seja dentro da Universidade, a experiência vale a pena, as pessoas que estão assistindo fazem perguntas, colaborando com a pesquisa, e no meu caso, ainda pude receber a ajuda do meu grupo de pesquisa para a preparação da apresentação", contou.

...

Para ver a matéria completa acesse O Progresso.