domingo, 31 de agosto de 2014

Novas ferramentas

Passado uma temporada na casa dos meus pais, tratei de providenciar algumas ferramentas para facilitar a confecção das caixas para as abelhas... Foram algumas engenhocas que meu pai montou para trabalhar com madeira!
Ontem finalmente minha esposa preparou a isca na outra caixa e colocamos num lugar mais apropriado, agora é só aguardar. Quando ela abriu uma das caixas para colocar o extrato de própolis havia uma abelha Arapuá (Trigona spinipes), como por enquanto pretendemos atrair apenas as Jataí, tratamos de expulsá-la de lá e ficaremos atentos para que não volte.
O jardim já está repleto de flores e a atividade das abelhas está muito grande.
Logo será a época da enxameação!
Estamos ansiosos para ver nossas caixas povoadas!

sábado, 23 de agosto de 2014

Projetos

Hoje, depois de calejar os dedos a procura de desenhos técnicos de caixas para meliponicultura encontrei apenas uma... então postei uma aba para quem precisa ou quer fazer sua própria caixa!
Pretendo colocar outros modelos, mas para isso precisarei encontrá-los e em último caso "colocar o projeto no papel"! (Quem já tiver algo detalhado será muito bem vindo)
Demorei para postar, pois tbm tive dificuldades em criar a figura e converter de pdf em jpeg...
Enfim, agora está disponível para todos, é só clicar no modelo ou na própria imagem para ser direcionado ao site da Embrapa para o modelo que encontrei (inclusive também achei muito complexo e difícil achar algo no site da Embrapa).
Achei este o modelo mais bem desenvolvido e com propriedade de estudo.
Boa sorte à nós iniciantes!

Caixa

Ontem finalmente finalizei uma das caixas para a Jataí!


Como a madeira estava muito ruim de ser trabalhada, acabei fazendo igual ao modelo que adquiri no Apiário Céu Azul por ser um modelo mais simples e menos trabalhado (com menos detalhes)!
Parte da madeira estava empenada (como percebe-se olhando a tampa na foto) e outras partes rachadas, mas nada que tire sua funcionalidade (assim espero).
Por ser apenas um teste, deixarei assim mesmo e tomarei como controle a outra caixa comprada.
Quanto à preparação da caixa com o extrato de própolis com álcool, que ficou a cargo da minha esposa, ainda estou no aguardo para só então colocá-la no local definitivo... se bem que onde ela está até que deve ser um bom lugar!
Conforme for aparecendo resultados, ou não, e até experiências com novas caixas, irei postando por aqui!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Imprevistos

E por enquanto a caixa continua no aguardo...
Vários contratempos apareceram durante estes dias e por isso o projeto da caixa foi mais uma vez colocado em espera, mas isso torna a meliponicultura ainda mais fascinante! É uma atividade completamente flexível que já existia na natureza e se mantém por si só...
Foram contratempos de manutenção residencial... e um imprevisto muito triste: uma das colmeias de Jataí da minha "natureza particular" foi abandonada!!
Pois é, há dois dias atrás notei que a atividade no tubo de entrada estava muito pequeno e o mesmo estava fechado com apenas um pequeno furo lateral onde as abelhas entravam e saiam... mas este vai e vem era muito pouco, a movimentação estava mais na manutenção do tubo se é que podemos chamar assim!
Ontem este furo lateral já não estava tão simétrico e não havia mais abelhas por lá, e por fim hoje estava exatamente do mesmo jeito... vazio, sem movimentação...
Chegando um pouco mais perto notei um zumbido de asas batendo... na esperança de encontrar alguma coisa abri o tubo de cera e de lá saiu voando uma outra abelha maior que não consegui distinguir qual era... provavelmente ao encontrar a colmeia vazia estava fazendo este barulho para garantir sua dominação!
Me arrependi de abrir o tubo, pois esta abelha não voltou mais...
Pena, pois agora estou com uma colmeia a menos e não sei para onde foram. Se bem que hoje a atividade em uma das outras que sobraram está acima do normal, atividade a mil!! Pode ser que a rainha da colmeia abandonada tenha morrido e a prole acabou indo para a colmeia de origem! (Não sei, apenas suposição, pois como a colmeia está "em natura" não é possível investigar)


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Atraso!

Boa noite...
Sei que havia prometido postar sobre a nova caixa, porém recebi duas ilustres visitas este fim de semana: minhas sobrinhas!!
Elas ainda não conheciam as abelhas e a maior, pois a pequena ainda é bebê, ficou fascinada com os tubinhos!
Foi uma alegria só... falei do mel, das abelhas... quando mostrei a Jataí da Terra ela viu as formigas saúvas e veio pergunta e mais pergunta... queria mostrar p/ mãe, seguir a trilha das formigas... criança pequena é só alegria não?!
Como sou um tio bobo acabei deixando a manufatura da caixa p/ outro dia, talvez amanhã, daí então colocarei mais comentários.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Chegou!

Hj chegou a madeira que havia comprado para fazer novas caixas para as Jataí!
Como falei anteriormente estou com cinco colmeias "in natura" (estão em troncos de árvores) e não pretendo retirá-los de lá para não agredir a natureza e nem estressar as abelhas, porém como agora em setembro começará a época de enxameação precisaria de no mínimo cinco caixas para atrair as rainhas que deixarão a colmeia e talvez fazerem sua casa ali! Como já tenho uma, farei as outras quatro!
Farei a isca na própria caixa e vamos ver se elas gostam da nova morada.
Procurei vários esquemas na internet sobre projetos de caixas e demorei encontrar um oficializado, normatizado, estudado e pesquisado... O que utilizarei será o modelo da Embrapa que foi desenvolvido durante 10 anos e muito parecido com o que já tenho! (Link para o desenho aqui.)
Amanhã se tudo der certo iniciarei a construção e postarei as novidades!

sábado, 9 de agosto de 2014

Como tudo começou!


Foi quando mudamos p/ o interior e descobrimos um tubinho de cera com várias "mosquinhas" entrando e saindo sem parar... Foi quando meu sogro disse se tratar da abelha sem ferrão de nome popular "Jataí"! Ele havia dito que ela produz um mel saboroso, porém em pouca quantidade, e com propriedades medicinais.
Fiquei com isso na cabeça e conforme o tempo foi passando descobri outra colmeia, depois outra... e foi quando decidi me informar melhor.
Coincidentemente naquela semana passou uma reportagem sobre estas abelhas na TV, mas ainda não estava com tempo para ir atrás de mais informações.
Num dia qualquer, durante um passeio com minha esposa, após ter passado várias vezes na frente de um apiário na estrada outros dias, resolvemos parar para coletar algumas informações a respeito e conhecer o lugar. Em princípio minha esposa não queria, não tinha interesse, mas acabei convencendo-a e entramos no Apiário Céu Azul. Fomos muito bem atendidos e recebemos uma ótima "aula" sobre as "Abelhas Nativas Sem Ferrão". O atendimento foi tão bom que levamos um pote de mel de laranjeira, uma caixa padrão para criação de abelhas sem ferrão e ainda ganhamos cera de abelha e uma mistura de própolis com álcool para a preparação da caixa isca e um ramo de uma árvore que fornece néctar p/ as abelhas o ano inteiro (na verdade esta planta floresce quando a época normal de florada das outras plantas já acabou ou ainda nem começou)... pior que acredito que por causa disso perdi minha caixa de abelhas, pois a minha esposa disse que era ELA quem ia fazer a Meliponicultura da Jataí!!
Bom, armado o circo, chegamos em casa e logo minha esposa foi preparar a caixa conforme as instruções recebidas... colocou até data na tampa para controle, mas como ainda não é época da enxameação (quando a nova rainha deixa a colmeia de sua mãe para criar a sua própria) a caixa ainda está lá aguardando novas moradoras!
Após algum tempo fui descobrir que o proprietário do Apiário Céu Azul é ainda Presidente da Associação de Apicultores aqui da região...
Depois de tudo isso descobri outra colmeia de "Jataí" e uma de "Jataí da terra" aqui no meu quintal!
Como estou no início da atividade e estou passando por diversas dificuldades de encontrar certas informações (pois o tema não é tão difundido), irei postar minhas descobertas, dicas, materiais e processos conforme vou garimpando este assunto!

Sejam bem vindos a este blog, este mundo e a este post!!